Caro(a) medalhista da OBMEP/OBM,
Primeiramente, parabéns pelo excelente desempenho na Olimpíada!
Em virtude desse resultado, você pode se candidatar a participar do PICME – Programa de Iniciação Científica e Mestrado para Medalhistas da OBMEP e/ou OBM.
O PICME oferece a estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente à graduação.
Os participantes recebem bolsas por meio de parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado e Doutorado).
O programa é coordenado nacionalmente pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e ofertado por Programas de Pós-Graduação em Matemática ou Matemática Aplicada de diversas universidades brasileiras.
A Iniciação Científica do PICME tem duração média de dois anos, com bolsas renovadas semestralmente de acordo com o desempenho do(a) aluno(a). Além deste prazo são permitidas renovações para alunos de Matemática e/ou alunos de outras áreas que estiverem em preparação específica para o Mestrado em Matemática.
Cada Programa de Pós-Graduação realiza o PICME de maneira autônoma, definindo suas atividades, critérios de desempenho e formas de renovação da bolsa.
Os(as) participantes desenvolvem atividades presenciais, como:
Através da Iniciação Científica do PICME, o(a) estudante pode se preparar para o Mestrado em Matemática, que pode até mesmo ser realizado simultaneamente à graduação.
Medalhistas aprovados como alunos especiais (ainda na graduação) para o nível de Mestrado poderão se candidatar a uma bolsa CAPES/PICME. A concessão das bolsas CAPES e CNPq depende da análise e aprovação dos respectivos órgãos de fomento.
Proporcionar aos estudantes universitários medalhistas das Olimpíadas de Matemática uma formação sólida em Matemática, enriquecendo seu desenvolvimento acadêmico e profissional.
O PICME é diferente do PIC Jr.
O PICME é ofertado por todos os Programas de Pós-Graduação acadêmicos na área de Matemática recomendados pela CAPES.
Não é necessário ser aluno(a) da instituição participante — você pode se candidatar a qualquer programa, desde que possa participar presencialmente das atividades propostas.Consulte a lista completa de instituições participantes neste link: https://picme.obmep.org.br/index/instituicoes. Escolha com cuidado o programa mais adequado à sua disponibilidade e localização.
Se você é medalhista da OBMEP ou OBM e estará matriculado(a) no Ensino Superior em 2026, faça sua pré-inscrição no site do PICME no período de 15 de janeiro a 15 de maio de 2026.
Após o encerramento do período de inscrições:
Caso seja necessário, a Coordenação do PICME da instituição escolhida entrará em contato por e-mail ou telefone para fornecer mais informações e agendar uma entrevista de seleção.
Para ser indicado(a) à bolsa, é obrigatório:
Mais informações sobre o Currículo Lattes e orientações aos candidatos estão disponíveis em: http://picme.obmep.org.br/index/lattes
Em 2026, o programa retomará o formato com duas entradas:
Podem se inscrever candidatos que iniciarem o 2º semestre letivo da graduação até setembro de 2026, com exceção de multimedalhistas e alunos de cursos de Matemática, que podem ingressar já no seu 1º semestre letivo.
Atenção: Bolsistas e candidatos não selecionados em edições anteriores devem se inscrever novamente.
Para esclarecimentos sobre o processo seletivo PICME 2026, entre em contato com: picme@obmep.org.br